Sup. 2

Modelo de Logo Site

Projeto nº 24732

Designação do projeto: INTERNATIONAL STRATEGIC PLAN

Custo total elegível: 220.205,00€

Apoio financeiro da UE: 99.092,25€

Síntese do Projeto: 

Em termos de concorrência internacional, o promotor identifica que o sector onde opera é um setor extremamente competitivo onde existem inúmeros players, tanto a nível nacional como internacional. Para se destacar dos concorrentes o promotor aposta constantemente na evolução e inovação dos seus produtos para uma melhor captação de clientes.

Atualmente, o promotor grande parte da sua produção, sendo que 34% do total do seu volume de negócios tem como destino os mercados internacionais. Por outro lado, o volume de exportações da empresa é de quase 80% quando somado às exportações indiretas feitas através do intermediário e parceiro MD Moldes. Com a implementação do presente projeto de internacionalização, o promotor procura apostar numa estratégia de diversificação através da entrada em cinco novos mercados (Alemanha, Áustria, Estados Unidos da América, Polónia e República Checa), a consolidação da sua posição nos atuais mercados e apostar em novos produtos/soluções na área do automotive lighting (processo de produção inovador associado ao LED e ao Laser).

Desta forma, com a implementação do presente projeto de internacionalização, o promotor definiu como principais objetivos o incremento do seu volume de negócios internacional na área do automotive lighting, criar 2 novos postos de trabalho devidamente qualificados para o departamento comercial, e entrar em cinco novos mercados internacionais.

Para tal, o promotor pretende realizar diversas ações, passando estas por atividades de marketing e organizacionais, nomeadamente:

Atividades de Marketing:

- Prospeção e presença em mercados internacionais (Prospeção e captação de novos clientes): Com objetivo de captar clientes internacionais e reforçar a sua presença nos mercados internacionais está planeada a realização de diversas ações de prospeção nos mercados internacionais alvo;

- Marketing internacional: Com objetivo de obter uma maior proximidade dos seus clientes, o promotor pretende apostar na criação de material promocional para as ações de prospeção (catálogos institucionais e promocionais em formato digital e físico).

Atividades Organizacionais:

- Introdução de novo método organizacional: Contratação de dois quadros técnicos qualificados na área de marketing/comercial com objetivo de reforçar a equipa e de auxiliar o processo de internacionalização através da realização das ações planeadas para o mesmo. Está ainda previsto a aquisição de hardware e software essencial para o projeto.