Sup. 1

Modelo de Logo Site

Projeto nº 19256

Designação do projeto: MD Plastics - Global Plastics Solutions for Automotive Lighting

Custo total elegível: 10 628 952,20 €

Apoio financeiro da UE: 6 377 371,32 €

Síntese do Projeto:

A empresa MD PLASTICS - FABRICAÇÃO DE ARTIGOS PLÁSTICOS LDA é de Média dimensão, tendo sido criada em 08-05-1999, com o objeto social de fabricação de artigos de matérias plásticas, com um capital social de 250.000 Euros.

De acordo com a certidão permanente e formulário, a sua sede social está localizada na união das freguesias de Marrazes e Barosa, concelho e distrito de Leiria. O estabelecimento industrial onde irão incidir os investimentos da candidatura tem a sua localização na freguesia de Valado dos Frades, concelho da Nazaré, no mesmo distrito (NUT II Centro).

Inicialmente, a empresa dedicava-se principalmente à fabricação de artigos de matérias plásticas, com especial foco na injeção de matérias plásticas e testes de moldes. A MD Plastics nasceu da necessidade de colmatar lacunas existentes no mercado ao nível dos ensaios/testes aos moldes, cujos clientes eram tipicamente empresas fabricantes de moldes. Atualmente, o foco da atividade centra-se na produção de peças plásticas por injeção para diversos clientes das mais variadas indústrias. De acordo com a estratégia de grupo (não constituído formalmente), o MD Group passa a oferecer um serviço a jusante da cadeia, conseguindo englobar na sua estrutura todas as atividades da cadeia de valor: desde o projeto do molde até à injeção de peça plástica. O MD Group trabalha numa lógica integrada, sendo constituído pelas seguintes empresas: a MD Moldes (que capta clientes e acompanha os projetos de fabrico de moldes, fazendo a interligação entre clientes e empresas do grupo); MD FasTooling (fabrica moldes); MD Engineering (projeta moldes) e MD Plastics (que injeta peças para testes e produção em série).

O mercado atual que a MD Plastics abrange sectores que vão da indústria automóvel até à indústria elétrica/eletrónica e à indústria de componentes direcionados para a construção. Geograficamente, os clientes distribuem-se por vários países europeus como Bélgica, Espanha e França. Em termos de mercado de potencial interesse, a empresa aposta em países com uma forte indústria automóvel, nomeadamente França e Espanha (onde pretende reforçar a sua posição), Alemanha, Reino Unido e Polónia.

O beneficiário visa com esta candidatura o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente e a diversificação da produção de um estabelecimento industrial para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento, através da oferta de novas soluções/produtos na área do automotive lighting. Para tal, seguindo a linha estratégica imposta pelos construtores de automóveis com os quais a empresa pretende vender os seus produtos, a empresa irá investir na ampliação de instalações, assim como na criação de condições de processamento (sala branca) e de controlo metrológico (sala negra), na aquisição de recursos tecnologicamente mais avançados, através da aquisição de investimentos em novos equipamentos para suporte à produção e montagem destes componentes (de destacar que a montagem consistirá num alargamento da cadeia a jusante, pois este processo é inexistente atualmente), um sistema de autoconsumo energético que potencie a otimização da eficiência energética. Esta nova área será ainda equipada com uma área dedicada à inovação e desenvolvimento de produto (I&D). Esta aposta será acompanhada pelo reforço da equipa interna e pelo investimento ao nível de ativos incorpóreos que permitam dotar o processo fabril de condições que promovam a qualidade, a inovação e a produtividade laboral.

A área do automotive lighting caracteriza-se por componentes de elevado rigor e exigência técnica e ao estado da arte, resultando em produtos de elevado valor acrescentado. A este nível, o MD Group pretende assumir uma posição pioneira e vanguardista na oferta deste tipo de soluções, de forma competitiva (ao nível de prazos e com elevados padrões de qualidade).